É uma mistura de substâncias oleosas, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho). Trata-se de uma combinação complexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio.
O Petróleo é reconhecido como um recurso de caráter estratégico, ou seja, a sua exploração e o seu domínio podem representar um ponto chave no desenvolvimento de uma região ou país, haja vista que a maior parte dos meios de transporte depende dos seus derivados, tais como a gasolina, o óleo diesel e outros. Além desses combustíveis, o petróleo também é utilizado na produção de plástico e de alguns tipos específicos de solventes e lubrificantes industriais.
Os maiores exportadores de petróleo são, respectivamente, Arábia Saudita, Rússia e Emirados Árabes. Os maiores consumidores são Estados Unidos, China, Japão e Índia. As maiores reservas, ou seja, a disponibilidade do produto na natureza, são da Arábia Saudita, Venezuela, Canadá e Irã. O Brasil possui amplas reservas, muitas delas disponíveis na camada do Pré-Sal, localizada em partes do Oceano Atlântico localizadas próximo ao litoral do país.
O Petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, com o tempo, ele poderá se esgotar.
(Gabriel Ribeiro)
(Gabriel Ribeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário