terça-feira, 29 de setembro de 2015

Direitos CTPS Dinâmicas


(Evellyn) Setor do RH

(Gabriel) Funcionário que mentiu na entrevista

(Thaliuly) Faltou assinatura da licença da CTPS

(Thais) Setor do RH


(Àdila) Falta do recebimento do PIS

(Giovanna) Perdeu sua carteira de trabalho

(Nathan) Faltou a assinatura do FGTS

(Emerson) Faltou a assinatura do empregador

Dinâmica Grupo 2

Gabriel Amaro
Thais Rodrigues
Eric Nathan
Giovanna Lima
Evellyn Ferreira
Thaliuly Ferreira
Àdila Bruna
Emerson Esten

Dia do Petróleo


É uma mistura de substâncias oleosas, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho). Trata-se de uma combinação complexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogêniooxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio
O Petróleo é reconhecido como um recurso de caráter estratégico, ou seja, a sua exploração e o seu domínio podem representar um ponto chave no desenvolvimento de uma região ou país, haja vista que a maior parte dos meios de transporte depende dos seus derivados, tais como a gasolina, o óleo diesel e outros. Além desses combustíveis, o petróleo também é utilizado na produção de plástico e de alguns tipos específicos de solventes e lubrificantes industriais.
Os maiores exportadores de petróleo são, respectivamente, Arábia Saudita, Rússia e Emirados Árabes. Os maiores consumidores são Estados Unidos, China, Japão e Índia. As maiores reservas, ou seja, a disponibilidade do produto na natureza, são da Arábia Saudita, Venezuela, Canadá e Irã. O Brasil possui amplas reservas, muitas delas disponíveis na camada do Pré-Sal, localizada em partes do Oceano Atlântico localizadas próximo ao litoral do país.
O Petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, com o tempo, ele poderá se esgotar.

                                              (Gabriel Ribeiro)                                                                     

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Direitos CTPS - Dinâmica


Dinâmica - Grupo 1
Brenda Rezende
Francine Casanho
Gabriel Lucas 
Igor
Jessica Ferreira
Kaique Abreu
Mirella Caroline
Thiago Abreu

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

21 de Setembro - O Dia da Árvore!!!


No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, em função da véspera da primavera. É nesta estação que as árvores ficam repletas de folhas verdes e, em muitas delas, surgem lindas flores. 

• Importância das árvores:

- Melhoram a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição;

- Servem de moradia para diversas espécies de pássaros;

- As árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais;

- Proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças, parques e etc;

- Melhoram a umidade do ar, importante nos dias secos;

- Evitam a erosão do solo;

- As árvores deixam as paisagens rural e urbana muito mais belas.

• Objetivos da data

- Conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida;

- Criar uma cultura de preservação ambiental, combatendo a exploração ilegal das árvores presentes nas florestas e nas cidades;

- Desenvolver projetos de plantio de mudas de árvore, visando aumentar a arborização, principalmente nos grandes centros urbanos.

• Dia Mundial da Árvore

- Em 21 de março é comemorado em vários países do mundo o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta.

(Francine Casanho)

terça-feira, 8 de setembro de 2015

7 de Setembro - Independência do Brasil



A Independência do Brasil é celebrada em todo dia 07 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.
No mês de setembro, as cortes portuguesas deram um ultimato para D. Pedro voltar para Portugal, sob ameaça de ataque militar. O príncipe que estava em viagem ao estado de São Paulo recebeu a notícia e, antecipando uma decisão que já estava quase nas “vias de fato”, declarou o país independente às margens do rio Ipiranga, no dia 07. Esse gesto implicaria a futura organização do país enquanto nação e enquanto império, um projeto que não era fácil de ser conduzido, como acentua o historiador Boris Fausto:
“Alcançado em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, dom Pedro proferiu o chamado Grito do Ipiranga, formalizando a Independência do Brasil. Em 1° de dezembro, como apenas 24 anos, o príncipe, regente era coroado Imperador, recebendo o título de dom Pedro I. O Brasil se tornava independente, com a manutenção da forma monárquica de governo. Mais ainda, o novo país teria no trono um rei português. Este último fato criava uma situação estranha, porque uma figura originária da Metrópole assumia o comando do país. Em todo de dom Pedro I e da questão de sua permanência no trono muitas disputas iriam ocorrer, nos anos seguintes.”


(Brenda Rezende)