segunda-feira, 28 de abril de 2014

"Soldado Sandro Luiz Gomes"

O policial militar Sandro Luiz Gomes, de 35 anos, foi sepultado na manhã desta segunda-feira. O velório foi marcado por muita emoção e contou com a presença de familiares, amigos e colegas de trabalho. O soldado foi morto na madrugada de ontem, após sofrer um atentado quando patrulhava pela zona norte, nas imediações do Jardim Paulista. 

O soldado estava na corporação há 11 anos, e paralelo ao seu trabalho na Banda do Comando de Policiamento do Interior (CPI/7), onde tocava trompete, desenvolvia projetos sociais com as fanfarras que dirigia em Sorocaba e em Porto Feliz. Além das homenagens oficiais, houve também uma apresentação da Fanfarra Isabel Lopes Monteiro (FILM), que era coordenada por Gomes, mas que dessa vez foi regida pela namorada do oficial, Ana Fidêncio. 

Durante a cerimônia, centenas de pessoas se emocionaram, entre elas, os colegas de trabalho e as três filhas do soldado. O corpo de Sandro Luiz Gomes foi sepultado no Memorial Park.

(Brenda Rezende/Francine Casanho)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Internacional do Jovem Trabalhador - 24 de Abril

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a importância dos jovens no mercado de trabalho mundial. No Brasil, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, dos 30,32 milhões de brasileiros com idade entre 16 e 24 anos, 20,23 milhões são economicamente ativos. Além disso, 24,45% dos jovens brasileiros trabalham e estudam. No entanto, 18,9% dos jovens estão desempregados.
Como a Constituição Brasileira proíbe a realização de qualquer trabalho por menores de 16 anos, exceto na condição de aprendizes, a partir dos 14 anos e o menor de 18 anos não pode trabalhar exposto à riscos ocupacionais, ser jovem e trabalhador não é simples.

Por isso a Lei do Aprendiz trata de um contrato especial de trabalho, com tempo determinado e direcionado aos jovens com idades entre 14 e 24 anos. O empregador fica responsável por matricular o jovem em uma instituição de ensino, onde ele seguirá aprimorando-se como cidadão e como profissional. Assim, ao ser chamado para entrevistas e ouvir aquela perguntinha: "Tem experiência?" o jovem brasileiro pode responder orgulhosamente que sim, ele já está preparado para os desafios do mercado de trabalho. Nós parabenizamos os jovens trabalhadores e seus empregadores nesse dia especial.
(Francine Casanho)

terça-feira, 22 de abril de 2014

22 de abril - Dia do Descobrimento do Brasil

  Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

  Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. 

  A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela  Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária (370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha. 

  Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas. 

  Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.

(Jessica Ferreira)

Feriado - Sexta-Feira Santa (18/04/2014)



  A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.

                   ( Gabriel Lucas )

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Organograma - Aula 15/04

Empresa Sonnenberg
Airam - Francine - Kaique - Jéssica - Brenda - Gabriel

Empresa Sam Gráfica
Igor - Elisa - Mirella - Ádila - Eric Natham

sábado, 12 de abril de 2014

15/04 Dia do Desarmamento Infantil


Dia 15 será celebrado mais um Dia do Desarmamento Infantil. A data foi criada para mostrar a importância da paz e incentivar a população a jogar fora as arminhas de brinquedo. Mas, afinal, porque o objeto causa tanta discussão?

Apesar de muita gente não ver problemas em brincar com arminhas de plástico, especialistas explicam que podem incentivar a violência. Além disso, defendem que há maneiras melhores e mais saudáveis de se divertir.

Mas existem motivos mais importantes. Quem descobre desde a infância que arma - mesmo falsa - não é legal vai preferir ficar sempre bem distante dela. E isso pode impedir que muitas tragédias aconteçam. Ainda ocorrem casos de meninos e meninas que encontram por acaso armas de verdade em casa e, por curiosidade e falta de informação, machucam alguém ou a si mesmos. Em casos mais graves, podem até morrer ou matar sem querer.

Se ficou com vontade de jogar o brinquedo fora, saiba que é  recolhido em campanhas de desarmamento infantil. Em Diadema, acontece até o dia 26 a 11ª edição do projeto que recebe arminhas e fala sobre a importância da paz nas escolas. A iniciativa já arrecadou 16 mil objetos, que se transformaram em 3.000 quilos de plástico reciclado. Em Mauá, oito guardas civis municipais apresentam teatrinho em eventos realizados pela Prefeitura para conscientizar a população sobre o assunto. Após esse trabalho, será feito recolhimento sem data definida para começar.

Mas não precisa esperar uma campanha na escola ou na cidade para jogar fora a arminha de brinquedo, certo? Para se desfazer dela, basta encaminhá-la para a reciclagem.

(Francine Casanho)

quarta-feira, 2 de abril de 2014

"Desempregado" 01/04/2014

Simulamos um tipo de vida muito comum nos dias de hoje com o tema Desempregado, através de um "teatro".





Brenda Rezende, Francine Casanho, Gabriel Lucas, Kaique Abreu e Mirella Caroline.